segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

de vento e de sangue

em épocas de COP 15, onde os "poderosos"do mundo e muitos verdadeiros interessados se juntam para discurtir algumas solucoes e acordos em prol da futuro do planeta ( onde tenho esperança que consigam chegar a um acordo), vi uma chamada que exclamava com orgulho a iniciativa da dinamarca no uso da energia eolica. esta seria 1/5 da energia produzida no pais... sabe que ate hoje, desde que me entendo por gente e pelo que me lembro da ECO92, muito nao mudou, isso para nao dizer que nao foi nada.

    pois entao, voltando a Dinamarca e sua brilhante inciativa... parabens, e digo, é só, pois tenho uma pergunta... e os golfinhos calderon que sao brutalmente assassinados por nada todo ano? eles nao fazem parte da natureza e nao estao na casa deles ( o mar ) sem interferir na vida de ninguem? explicando o que estou tentando dizer aqui, é que no mesmo pais que está sendo elogiado por usar de maneira ecologica e inteligente a energia eolica, existe um ritual com mais de 500 anos de brutalidade. este ritual é chamado de "captura das baleias" e é de bastante aguardado e tem um grau elevado de importacia.

segundo os dinamarqueses, esse ritual marca a passagem dos jovens para a vida adulta ( da maneira mais boçal que puderam pensar ) e consiste em atrair os golinhos para a costa e mata-los. mas nao é uma morte tao simples assim, esses "jovens adultos" usam ganchos que rasgam da maneira mais dolorosa possivel, a carne dos animais que ficam para sangrar ate a morte. durante a agonia, os golfinhos soltam estridentes gritos parecidos com o de choro de bebes. esses golfinhos, por serem muito amistosos, vao a costa com a intencao de bincar, mas viram alvo da brincadeira ( de mal gosto ) desses "respeitaveis cidadaos".

vc que é mae, tia, madrinha, etc. como se sente ao ouvir seu bebe chorando incessantemente por uma dor que vc ainda nao sabe como fazer cessar? imagine a dor desses animais prestes a morrer.pois bem, nao acredito que este seja o caminho da evolucao.

meus caros, fala-se tanto no clima ( nas ultimas semanas ), e em meio as discussoes, no site do G1, salta uma noticia elogiando este pais por iniciativa tao importante, mas que nao mostra a barbaria de carater medieval que é continuada até hoje. é impressionante como um país do porte da Dinamarca, ser um país que vive por motivos opostos: de vento e de sangue.



a dinamarca foi citada por oportinidade de contrastar os dois acontecimento, mas outros paises tambem sao viloes no trato de animais silvestres. desde a caça e a pesca ilegal, trafico de animais, até massacres como comentado acima. entao, acho que alem do clima, temos que aprender a tratar melhor a natureza e os que nela habitam.



mais imagens no site : http://mtv.uol.com.br/vidavegetariana/blog/massacre-de-golfinhos-na-dinamarca

Um comentário:

  1. É clara a desnumanidade dos atos relatados, mas como podemos cobrar certo comprometimendo dos homens em relação aos outros habitantes do planeta assim como o proprio planeta, quando eles nao se comprometem com os seus semelhantes, como ? quando eles nao são capazes de cumprir seus compromissos mais simplorios? como ? quando nao são capazes de honrar o compromisso com os amigos mais proximos indo a maldita pelada ? como ?

    ResponderExcluir